Sam Hill / Troy Lee Designs - Top Secret R&D Session

quinta-feira, março 13, 2008

Cicloturismo

Na tentativa de despertar o interesse pelo desporto, o professor "Quim Zé", juntamente com todo o resto da equipa de Ed. Física da escola de Manhente, promovem mais um passeio, um cicloturismo da escola até Barcelos...bem, não há de ser grande coisa, porque devem ser aí uns 7kms até Barcelos, mas mesmo assim achei importante e espero que todos os alunos que me visitam diariamente participem nesta iniciativa que vai contar com o apoio da GNR e Bombeiros.

Resumo do passeio:


Pois é, 9h o pessoal estava todo lá na escola a preparar-se para o cicloturismo. Era, segundo as regras, obrigatório o uso de capacete e a devida manutenção da bike, o que muitos, claro, dispensaram. Mesmo assim, embora com capacetes de mota, chapéus e mesmo dois toninhos de capacete de DH (Daniel Sousa e Joel Pinto), a malta arrancou em direcção ao pavilhão multiusos de Barcelos. Antes da saída os agentes da GNR estiveram a lembrar a regras de bom conduto na estrada aos demais, enquanto que o pessoal "pro" se ia juntando na frente para arrancar.

Depois de uma breve "palestra" e da contagem, os alunos fizeram-se à estrada. A policia seguia à frente, enquanto que a fila com cerca de 100 metros de bicicletas se aglomerava. Aí estava o primeiro se não. Apesar dos professores e alguns alunos estarem sempre a tentar manter a ordem de maneira a evitar a confusão, os alunos iam-se juntando à frente, fazendo ultrapassagens bruscas e causando colisões entre si. Por isso, eu e o meu "bando", começamos a ficar para trás. Ui! Aí é que se estava bem, não tínhamos de andar devagar nem esperar pelos mais atrasados, é claro que muitos(as) professores(as) e mesmo alunos não aguentavam o pedalar, mesmo que a passo de caracol, inclusive, um aluno envolveu-se numa confusão e acabou por ter de ir na carrinha de apoio. Pelo que percebi, magoou-se e bem!!!


Chegados ao pavilhão em Barcelos, pousamos as bikes e foi distribuído um pequeno "lanche" pelos alunos. Depois quem quis foi dar uma volta pelo parque. Eu e poucos mais ficamos junto aos professores. Estava lá eu a dar uma volta de BMX dum colega meu (BMX para um cicloturismo?), e de repente ouvi:

"Queres ir descer as escadas?!"

Alto, aí as coisas mudaram de sentido. Umas escadas bem grandes e divertidas...a pois é, claro que estive ao rubro frente aos professores e desci as escadas com uma pinta do caraças, e com a minha bike de BTT, que tinha o carrinho feito num 8!!!!!

"É só para profissionais", segundo o prof. de física Pedroso. Eu e o Daniel estivemos a ser filmados e tudo! Claro que ele desceu mais rápido, pois levava a BigHit com ele. Mas pronto.

Depois disto ainda tivemos a oportunidade de ver uma corrida de carros a Gasolina, mas o melhor teria sido conduzi-los...
A chegada à escola ocorreu sem quaisquer incidentes.
Chegados à escola fomos comer nas tradicionais "Mesas de Páscoa". Aiaiai, mai nada!
Depois eu e mais uns colegas fomos até ao monte para fazer umas descidas.
Chegamos sãos e salvos do monte, a não ser o Rafa "Zebra" ter furado o pneu durante a descida.
Depois fui até casa mudar de roupa para ir a uma festa na casa dum colega meu. Mas entretanto, um grande amigo meu, o Tiago, sofreu um acidente quando ia para casa mudar de roupa. Uma carrinha provocou um choque que o rapaz nunca mais vai esquecer! Não é que ele muito bem a descer na estrada, na sua via, perto dum cruzamento, uma carrinha sem mais nem menos vira, à espera que ele parasse para ela virar para o outro caminho e foi aí que se deu o acidente, com a culpa do condutor. Destes condutores ninguém precisa. Então não sabem que a bicicleta é um meio de transporte tal e qual aos outros? Logo tem os mesmos deveres e direitos dum carro!

O Tiago bateu com o queixo no vidro na frente da carrinha, o que originou o corte do queixo, o estalar completo do vidro, a bicicleta cair-lhe em cima e ele cair de costas no chão. Eu que estava a sair de casa vi-o lá no chão, com um monte de pessoal à volta dele. Felizmente correu tudo bem e eu e mais dois colegas estávamos lá para o apoiar. A ambulância foi chamada e o condutor foi depor à policia. Acho que, se fosse eu o policia, lhe apreendia a carta!

Mas segundo o Tiago está tudo bem com ele, apenas umas dores nas costas e o queixo com um corte.

A bike é que não ficou lá muito boa e agora com a indemnização ele vai puder alterá-la para melhor até, para ficar uma verdadeira máquina de XC. E logo ele que estava a pensar em modificar a bike! À males que vêm por bem!

Bem, depois fui até à festa na casa do Bruno. Mas essa história não vos posso eu contar!!!!
*EM BREVE, MAIS FOTOS*

Abc, Xavier_Sousa

Sem comentários: