Sam Hill / Troy Lee Designs - Top Secret R&D Session

segunda-feira, outubro 05, 2009

Campeonato Regional de Downhill do Minho- 3# Felgueiras- Rescaldo

Olá a todos!
Ontem dia 4 de Outubro realizou-se a 3ª etapa do Campeonato Regional de Downhill do Minho em Sendim, Felgueiras!!!
Uma pista muito divertida, mas ao mesmo tempo muito difícil, exigiu de mim mais do que habitualmente dou...

No Sábado dia 3, embarquei eu, mais os meus eternos companheiros, o André Lima e o Joel Pinto, mais o nosso presidente Francisco Pinto e um amigo da equipa que fez umas filmagens que mais tarde vou colocar aqui em forma de mini-video.
Mal chegamos descarregamos a carrinha gentilmente sedida pela Junta de Freguesia de Galegos São Martinho, que a tem emprestado sem qualquer senão, e depois equipamo-nos e fizemos a descida de reconhecimento. Embora eu não goste muito de descer a pista sem ter a certeza que sei para onde vou porque gosto sempre de fazer uma descida a pé para a reconhecer (uma espécie de cirurgia, como dizia o nosso amigo Nicolas Vouilloz), lá fui, até porque depois sempre que a acabo de ver mal tenho tempo para treinar, por isso montei a bicicleta e mandei-me pelo monte abaixo... Gostei bastante do que vi, a pista tinha bastantes curvas, saltos enormes e um a passar por cima de um rio (river gap) , quase nada de pedras, por isso fazia o meu estilo de pista, o único senão é que estava bastante abatida, cheia de pó e toda esburacada!!! Eu já estava a ver mesmo a cena: eu com uma ligadura no pulso, pois tinha-o torcido a treinar na quarta-feira, a minha suspensão que só está a fazer metade do curso, ia ser uma coisa linda ia. Mas pelo contrário, fiquei bastante surpreendido comigo mesmo ao aguentar aquilo tudo, embora chegasse ao final da pista e tivesse uma dor tremenda principalmente no pulso direito (que não estava lá muito direito ahahah).
A noite já se sabe como foi, passada com bom companheirismo e até foi das noites em que dormi melhor, embora estivéssemos acampados lá no paddock. A manhã foi dedicada totalmente aos treinos.

1ª Manga- Arranquei cerca de 40 minutos depois do primeiro atleta da promoção ter saído, o que ainda me deu bastante tempo para descansar mais um pouco e gritar pelo André Lima (cadete) e pelo Master 30 da equipa que também apareceu por lá (João Carvalho). Achei bastante estranho não estar preocupado/ansioso com a minha descida. Não tive aquele grande nervosismo que normalmente nos apanha a todos antes de fazermos a nossa "race-run", o que pode ser bastante bom para mim... Bom, passado isto tudo fiz uma descida onde ia caindo por duas vezes e tive uma saída de pista, ainda por cima não estava a fazer o road gap nem o salto antes do river gap pois seria arriscar demasiado por causa do pulso (depois de ver tanta gente a aterrar a seco e quase a cair, meu Deus!). Não pedalei o mais que pude, por isso tive um tempo de 02:38.983, o que até não era mau e, como sabia que poderia melhorar, nada estava perdido e continuei confiante...

2ª Manga- Tive um arranque bastante forte a meu ver, pedalei o mais que pude na primeira e na segunda recta antes do primeiro drop, o que fez com que até me assustasse, devido ao voo que mandei e ao terreno que apanhei. Antes de entrar na chamada "trialeira" daquela pista, tive o pequeno percausso de perder o pedal e isso custou-me pouco, mas algum tempo, como tal entrei bastante mal na trialeira o que fez com que fosse bastante mais devagar em relação à primeira manga, mas como ia a descer com garra, ainda nada estava perdido e, por isso logo após a trialeira larguei os travões e pedalei o mais que pude: fiz o river gap muito mais rápido do que em qualquer outra descida que tenha feito, tanto que me ia parecendo que a bicicleta se ia desmontar na aterragem eheheh Depois fio sempre a bombar, até ter chegado ao "singletrack" antes de apanhar um estradão, onde acabei por perder o controlo da bicicleta (por causa dos buracos que estavam cada vez mais esburacados por cada vez que passasse por lá) e tombei para o lado. Não devo ter perdido muito mais do que 5 segundos com essa "queda", mas mesmo assim atrasou-me bastante e tive de tentar recuperar, por isso, mais uma vez, larguei os travões e cheguei ao final com o tempo final de 02:33.359, o que me remeteu para 25º lugar da minha classe, de Júniores (89º da geral), apenas a 28 segundos do "Paulinho" do Guimarães Freeride, actual Vice-Campeão nacional de Júniores, o que para mim foi bastante bom, visto que os tempos andaram todos entre os 2:15-2:35, o que me incluía lá e já não era nada de mau!!

Agora a próxima etapa é em Mujães, pista que já conheço bastante bem e onde quero ver se consigo pontuar, tanto para o bem da equipa, como para o meu. Actualmente estou em 32º da geral dos Júniores (isto sem ter feito a primeira prova em Vila Cova por lesão no dia dos treinos, e uma prova em Esposende que mais valia ter ficado em casa, onde estive mesmo fora de mim), a minha equipa NORTE RIDERS DH TEAM está em 8º de 13 equipas e se for por mim, vai subir ainda mais, pois tenciono mesmo ter um bom resultado em Mujães... Até lá!!!!

Um obrigado a todos que acreditam em mim e fazem de mim a pessoa que sou hoje!!!!

NORTE RIDERS são patrocinados por: Gymnodevesa; RodriBike; Jomasil energias renováveis; LusoFerragens; Paula e Carla Santos confecções; O Brasileirinho

abraço, Xavier Sousa

1 comentário:

Ana Luísa disse...

"2ª Manga- Tive um arranque bastante forte"
Foi aqui que te lembraste de mim? u.u
Beijinhos Pikachuuu ;)