Sam Hill / Troy Lee Designs - Top Secret R&D Session

segunda-feira, julho 28, 2008

Pista de Viatodos

Olá malta!
Neste passado Domingo embarquei à viagem com o colega Joel "Amarelo"Pinto rumo à familiar pista de Viatodos em Famalicão. Familiar, como quem diz, porque aquilo que encontramos era tudo menos familiar. A pista está praticamente toda diferente, pois foi reconstruída segundo a malta que andava por lá. Apenas a parte inicial perto dos moinhos é que ainda está igual ao ano passado. Foram construídos mais tracks, aliás, demasiados, que faziam com que um gajo se perdesse a descer. Também foram construídos saltos de Freeride e passadeiras a cima dos 2 metros de altura. É claro que uma pista de DH não tem desse tipo de saltos, por isso esse caminho já sabia que não era para descer por lá.
Depois de termos feito uma descida de reconhecimento, pegamos nas bikes e começamos a descer, devagarinho, claro!
A parte de cima, tal como já tinha dito estava igual ao do ano passado, da última vez que lá tinha ido, por isso podia arriscar mais um pouco, embora tivesse apanhado alguns sustos com saltos que nao contava que eram saltos.
Um dos grandes perigos deste novo spot é um pequeno saltinho em pedra, quer dizer, pelo menos parece em salto, o pior é quando nos chegamos à beira desse mesmo salto e reparamos que é quase impossível saltá-lo sem cairmos, porque mesmo à frente desse mesmo salto, existem pedras e troncos de árvores partidos, o que tornava uma queda o mais provável. Enfim, passamos ao lado que é melhor e é mais rápido, visto que existe logo uma curva um pouco apertada depois destas pedras.
Existe logo a seguir um roadgap e depois é só pedalar para saltar um drop com cerca de 1,60m. A aterragem parecia pior, se virem o salto primeiro sem o mandar, aliás até dá a sensação de ser perigoso, mas pelo contrário é bastante divertido e fácil de saltar, se em que se não o saltarmos e formos sempre pelo lado a pedalar forte até somos capazes de perder um segundo no nosso crono. Logo de seguida existe um relevês espectacular, que mesmo com chuva agarra e ainda te permite pedalar enquanto curvas forte. Depois é um saltinho, umas curvas, uma descida a pique e depois três duplos bem fixes, mas com um relevê perigoso antes do último duplo, pois se não entrarem bem ali, acontece-vos como a mim, numa das primeiras vezes que fiz esse relevê. Para além de te prender as rodas, a da frente fica mesmo "agarrada" à terra do relevê, que te manda directo para o chão. Depois nos últimos 20 metros estão iguais ao ano passado.
Adorei esta pista e não é muito cansativa, embora se pedalares muito e a pista permite-te fazder isso, fiques um pouco de língua para fora. Na última vez que descemos começou a chuver e as raízes e pedras tornaram-se grandes obstáculos, pois ficaram bastante escorregadias.
Pena não ter fotos ou vídeos, mas em breve terei, pois fomos informados que haverá um troféu de Downhill nos dias 10, 24 de Agosto e 21 de Setembro. Deve ser uma espécie de taça, ou troféu, como o nome diz, portanto deve ser por pontos. Vou começar a treinar forte e no dia 9 no dia antes da prova estarei lá com mais colegas para nos prepararmos para as provas. Pena é que o pessoal de lá da beira vai treinar para lá todos os dias e de certo participarão na prova, o que trará grande concorrência, mas é o menos, porque agora sinto-me bastante forte e capaz de conseguir pedalar durante toda a prova sem me cansar e sem errar, embora ontem tenha cometido algusn erros, que provocaram sustos, mas que são fácilmente corrigidos.
Já agora estão todos convidados para o troféu, quando mais pessoal melhor! Haverá classes de entre os 14 aos 17 e dos 18 para os 29 (acho) e deverá haver ainda uma classe para os veteranos.

abc,
Xavier Sousa

2 comentários:

Anónimo disse...

Viatodos é Barcelos, LOL!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Eu estarei lá a ver.