Sam Hill / Troy Lee Designs - Top Secret R&D Session

quarta-feira, março 11, 2009

Dá que pensar...

"Gostei do facto de estarem mais de 350 pilotos presentes e especialmente numa prova onde muita gente estava com o pé atrás, pois uma pista criada em duas semanas, deixava muito a desejar. Os 1400 metros de pista não eram suficientes para uma prova da Taça de Portugal, digam o que disserem. E não é o facto de ter muitos atletas a participar que vai atenuar as falhas na organização.
A pista era curta e muito pouco trabalhada, faltava um salto ou outro, um drop, uma trialeira tudo isto para apimentar a prova, não só para dar mais animo e adrenalina aos atletas, mas também para aumentar o espectáculo dado ao publico, era de facto um pista com muito pouco potencial para uma prova rainha deste desporto, pista acabada em cima da hora com um traçado inicial ao estilo Downtown e um final á chegada tipo Cross Country. Nos dias em que estamos com tanta prova e tantos organizadores das mesmas, estes erros pagam-se caro no futuro. De acrescentar que a prova foi vencida por uma bicicleta de ALL MOUNTAIN será isso justo para quem vem fazer uma prova de Down Hill???
A mudança do paddock para o início da pista foi uma decisão acertada devido as condições do terreno, mas tardia por ser apenas comunicada as equipas na hora da chegada, as equipas precisam de estar no final da prova é lá que esta o centro das atenções, o cronometro…. É lá que os atletas precisam de assistência depois de uma descida.
Se muita coisa podia ser mudada, a força para as mudar não esta só nas mãos dos organizadores. A nossa Federação que regulamenta as provas tem a responsabilidade de fiscalizar e fazer cumprir. Federação a nossa, que ou por falta de formação ou de conhecimento sobre downhill, deviam ter o conhecimento da intensidade com que os atletas vivem este desporto, entende-los e dar as respostas necessárias e acertadas para que este desporto possa evoluir.
Compreendo que nem sempre é fácil tomar decisões em cima da hora, mas a data da prova já esta a muito marcada, foi feita a alteração do local, tudo devia ter sido tratado com antecedência. Não podem os organizadores vir dizer que não foi possível, não tivemos autorização, etc.
Quando no dia da prova é o organizador que esta lá a receber o dinheiro das inscrições, disso nenhum organizador se esquece.
Quanto aos atletas e às equipas, tenho de acrescentar que se querem ter condições para correr, os organizadores tem de saber com quantos atletas vão ter de contar para uma determinada prova.
Por isso existem as pré-inscrições, e se querem pela parte dos organizadores compreensão e evolução para que tudo corra bem e dentro dos parâmetros exigidos para uma prova deste nível, não custa colaborar e dar-mos também o exemplo.
Isto porque quando um dia, uma qualquer grande equipa chegar a uma corrida e lhe for negada a inscrição, porque esta não se pré-inscreveu, ai sim pode ser que depois nunca mais se esqueçam.
Perguntem-se como é que um organizador pode saber quantos transportes precisa para uma prova, se não sabe quantos inscritos vai ter?!?!? Limitar as inscrições? É um apelo que vos faço. Inscrevam-se atempadamente, não custa nada.
Gostava que pudesse-mos criar atletas de topo com potencial para que numa prova internacional o nome dos portugueses se ouvisse mais forte, se todos cumprirem a sua parte não custa nada."

in Bikeaventura.com, escrito por Toni do Carmo

abc,
Xavier Sousa

Sem comentários: