Sam Hill / Troy Lee Designs - Top Secret R&D Session

terça-feira, dezembro 30, 2008

Test Drive Rodri Bike

Boas!
A cadeia de lojas Rodri Bike, patrocinadora da minha equipa de DH Norte Riders tem estado a fazer vários teste drives ás suas máquinas de DH e FR. Na semana passada as bikes estiveram na pista de Viatodos, no monte de fralães, nesta semana vão estar em Guimarães e para a semana que vem estarão na nossa pista de treinos em Galegos Santa Maria, Barcelos no Monte do Facho.

Estarão em Test drives as seguintes bicicletas:
1-Specialized Demo 7
6-Specialized BigHit II

PS: Mesmo que nao queiras testar alguma destas bicicletas estás convidado a passar por cá e fazer umas descidinhas.
Fica aqui o poster e o mapa de indicação:




abc,

Xavier Sousa

quinta-feira, dezembro 25, 2008

sábado, dezembro 20, 2008

Rad Challeng 07


Para os entusiastas do Downhill do pc, surge este jogo, agora já com a versão 08 e com a 09 aí a chegar.

"O Rad Challenge 07 é uma corrida de mountain bikes super radical, onde você vai participar da competição mais eletrizante do mundo da Mountain Bike, chamado Downhill.
Você vai encarar montanhas com pistas estreitas, curvas super perigosas e poderá competir offline e online contra seus amigos na internet. A competição de que você vai participar compreende somente em descidas, em trilhas com obstáculos naturais e artificiais (a UCI exige que os obstáculos naturais sejam grande maioria) com a distância mínima de 1,5km e de no máximo 3km.
O tempo mínimo de prova para cada atleta precisa ser de no mínimo 2:30 e no máximo 6 minutos. Os competidores saem um a um com intervalo pré-definido pela organização (que geralmente opta por um minuto) e tem o seu tempo cronometrado. É uma competição Contra o Relógio, na qual o vencedor é o atleta que percorreu o percurso no menor tempo, caracterizando um desporto de muita explosão e grande habilidade técnica."

Acede aqui ao sítio da internet:

abc,
Xavier Sousa

segunda-feira, dezembro 08, 2008

Norte Riders on Fire!

Em pré-época, o Team Norte Riders tem aproveitado para treinar ao máximo e aproveitar o treino para a competição do próximo ano.
Assim sendo, a equipa já esteve na pista de Belinho, Esposende e em Viatodos (monte de Fralães). As pistas e o terreno foi sendo analisado e a técnica foi colocada em jogo. Consegue-se já ver grande evolução por parte dos atletas, grande entusiasmo e entreajuda.
Desde já o próximo ano promete.
Ficam aqui algumas das fotos que se tirararam nestes dois spots.
Belinho

Joel Pinto

André Lima
Luís Macedo

Viatodos

Xavier Sousa


Joel Pinto

André Lima


Xavier Sousa
Joel Pinto, André Lima, Marco Santos, Xavier Sousa


André Lima
Joel Pinto

Xavier Sousa

A aventura faz de todos nós um grupo mais unido e mais forte. Assim sendo, há que procurar mais aventuras. Mantém-te de olho aqui no blog, porque agora vão ser só coisas boas...
Desde já o agradecimento aos nossos patrocinadores:

GymnoDevesa; Rodri Bike; Jomasil; LusoFerragens; Paula & Carla Santos; Café Snack Bar Cativar; Bar O Brasileirinho e ao Manuel Moreira, que nos cede gentilmente a carrinha de transporte.

abc,
Xavier Sousa

quinta-feira, dezembro 04, 2008

segunda-feira, novembro 17, 2008

Novas vontades, novas Exigências

Boas

Há bastante tempo que nao escrevo nada neste blog, devido em parte a falta de tempo. Mas como se devem ter apercebido, mudei de equipa, ou neste caso, foi fundada uma outra equipa, os Norte Riders. Sendo assim, iremos frequentar o Campeonato Regional do Minho, que é uma das nossas prioridades, já temos bastantes patrocinadores e no outro dia concluímos uma pista inteiramente nova, para os nossos treinos.

Joel Pinto com a sua Gambler DH 20 2009
Mas esse assunto ficará para outra altura.
Hoje dou-vos uma pequena amostra de como tem sido os nosso treinos e de novo pessoal que temos reunido para a equipa.


André Lima num dos novos saltos

No passado Sábado, como já referi, deu-se a conclusão da pista, que já à algum tempo estava a ser preparada. Depois no Domingo, eu, o Joel Pinto, Luís Macedo e André Lima, embarcamos em mais um treino. As descidas, claro, são sempre alucinantes, mas o melhor mesmo são os novos saltos que temos, e as curvas e trialeiras... isso sim, é emoção.

Xavier Sousa

Os tralhos, com o andamento a surgir cada vez mais rápido, são quase uma constante e por isso este dia ficou marcado por duas valentes quedas.
Luís Macedo bateu contra uma pedra e caiu, quanto a mim, depois de um voo e aterragem bruscos e arriscados perdi o controlo da bike e estendi-me a custo no chão. Bem, quem viu de certeza que nao gostava de ter sido eu...eheheh

Bom, de resto espero que se mantenham ligados ao Blog e já agora passem pelo Blog da equipa, que ainda está em construção, mas já dá para perceber http://www.teamnorteriders.blogspot.com/

Abc,

Xavier Sousa

quinta-feira, novembro 13, 2008

Avalanche Serra da Estrela

Tiago Caetano (Clube ANA Faro/Rentauto) foi o vencedor incontestado da Avalanche Vodafone, marcando uma clara supremacia nas duas descidas de cerca de 11 quilómetros de que a prova se compôs.
Para mais esta organização da geapro, que contou com o patrocínio da Vodafone Portugal e o apoio do Turismo Serra da Estrela, Câmara Municipal da Covilhã e da Junta de Freguesia de Cortes do Meio, alinharam 75 atletas, divididos por todas as categorias da modalidade, à excepção de femininos.
A prova teve uma primeira fase de qualificação, numa pista curta com quatro atletas por manga e que permitiu a Francisco Pardal (Team Mondraker) aproveitar o seu bom momento no “downhill” para conseguir a melhor marca e assegurar a “pole position” para a primeira descida, batendo por clara margem Ruben Martins e Luís Gonçalves, ambos da formação algarvia do vencedor da prova.
A primeira manga ficou marcada pela queda de Francisco Pardal, que hipotecou as hipóteses de uma boa classificação, com Tiago Caetano a impor a sua maior experiência e andamento neste tipo de prova para chegar à meta com quase três segundos de vantagem sobre Ricardo Ribeiro, o único que se aproximou, pois o espanhol Manuel Castro, primeiro dos Masters 40, terminou já a mais de 20 segundos.
A segunda manga não trouxe grandes novidades, a não ser um maior domínio de Caetano, que cortou a meta com quase oito segundos sobre o seu colega de equipa Luís Gonçalves, com o terceiro lugar a ir desta feita para Fernando Aires.
No conjunto das duas mãos, Tiago Caetano conseguiu uma vantagem final de 22,271s para Ricardo Ribeiro, enquanto Fernando Aires chamou a si o último lugar do pódio, a quase 40 segundos.

Fonte: www.bikemagazine.pt

Abc,
Xavier Sousa

segunda-feira, novembro 03, 2008

5º Festival Bike Portugal 08 - Santarém

Nos dias 7, 8 e 9 de Novembro, o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas – em Santarém vai ser palco do Festival Bike Portugal 2008, com a 5ª edição do Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios e, paralelamente, o 5º Salão de Ciclismo Profissional. É o maior evento desportivo em Portugal dedicado em exclusivo ao mundo da bicicleta, acessórios e equipamentos e destinado a atletas, aos praticantes das várias modalidades, profissionais do sector e público em geral. Com uma área bruta de exposição a rondar os 15.000 m2, o espaço interior está reservado para expositores, representando várias marcas existentes no mercado nacional e internacional, nos mais variados sectores, workshops, apresentação de produtos, sessões de autógrafos, entre outras actividades. Já o recinto exterior será palco para a exibição de várias modalidades que se praticam ao ar livre.
Para a 5ª edição do Festival Bike , o programa está a ser desenvolvido em função dos diversos visitantes e de acordo com as várias modalidades que se praticam com bicicleta. Nos dias em que decorre o certame é possível encontrar actividades para todos os gostos, como a 4ª Maratona BTT Festival Bike, o Encontro Nacional de Cicloturismo, o 1º Duatlo Festival Bike, as Provas de Ciclismo de Escolas, o Campeonato Nacional Dirt Jumping 2008, o Campeonato Nacional BMX Séries 2008, as demonstrações de Bike Trial ou os Test – Drive que as marcas Proporcionam a quem pretende experimentar as novidades deste mercado. Comunicado de Imprensa Página 2 de 2 Do programa de 2008 destaque ainda para as sessões de autógrafos com atletas de renome nacional e internacional, apresentação das novidades das marcas presentes no certame e para as várias demonstrações que decorrem ao longo do certame. Ao nível da formação, o Festival Bike proporciona aos interessados workshops subordinados a temas relacionados com o mundo da bicicleta.

HORÁRIO
Sexta-feira: 07/11 10h às 17h (só profissionais)
Sexta-feira: 07/11 17h às 22h
Sábado: 08/11 10h às 22h
Domingo: 09/11 10h às 20h
ENTRADAS
Bilhetes de 1 dia € 5,00
Bilhete Feira (3 dias) € 8,00
Crianças até 11 anos (inclusive) não pagam
Parque de Estacionamento: Gratuito
Para mais informações, por favor contactar:
Centro Nacional de Exposições - Santarém
Pedro Oliveira
Tel: 243 300 300
Fax: 243 300 303
E-mail:poliveira@cnema.pt

segunda-feira, outubro 20, 2008

Urban DownTown 08 - Cidade do Porto

Foi no passado dia 11 de Outubro que a cidade do Porto recebeu a primeira edição do SPORT ZONE URBAN DOWN TOWN, evento este que não deixou ninguém indiferente. O evento marcou uma nova etapa nesta cidade e as expectativas foram naturalmente atingidas de uma forma positiva onde a cor e a adrenalina foram as palavras de ordem, quer para os atletas, quer para o imenso público presente na Ribeira do Porto.
Presentes estiveram cerca de duzentos atletas que realizaram um espectacular percurso, que ligou o Largo da Sé até à praça do cubo, bem no centro da Ribeira.
Nesta primeira edição do SPORT ZONE – URBAN DOWN TOWN - Cidade do Porto, a disputa aconteceu em diversas categorias sendo estas Elites, Juniores, Cadetes, Femininas, Vet.A, Vet B, e Promoção
Na categoria rainha de elites, a vitória pertenceu a Emanuel Pombo, com o tempo de 55,590s tendo igualmente conquistado o melhor tempo à geral “urban down town” do Porto. Atrás deste, ficou Cláudio Loureiro, com 57,200s, e Paulo Domingues, que ocupou o pódio com o tempo de 57,990s.

Nos veteranos A , Sérgio Couto da BTT Matosinhos/MBS fez o melhor tempo da categoria, ao fazer o percurso com o tempo de 1 minuto, oito segundos e 50 centésimos. Por seu lado, na categoria de veteranos B, a vitória foi conquistada por José Salgueiro, da equipa Avalanche, com o tempo de um minuto, sete segundos e 24 centésimos.
Nos mais jovens, nomeadamente nos juniores, o mais rápido foi o atleta da Team Mondraker, Francisco Pardal, que desceu o percurso do “urban down town” com o tempo de 57 segundos e 58 centésimos. É de referir, que os três primeiros classificados da categoria de juniores estão incluídos nos dez primeiros da geral, o que demonstra que o futuro da modalidade tem grandes possibilidades de se desenvolver no nosso país. No escalão de cadetes , Frederico Pereira, da Team Commençal Sram, foi o primeiro classificado, tendo demorado um minuto, um segundo e quinze centésimos.
Entre os corredores da categoria de promoção, o primeiro lugar foi conquistado por Miguel Martinho com o tempo de um minuto, dois segundos e dez centésimos.Já na categoria feminina foi Ana Martins, que representa a Team Commençal Sram, obteve o melhor tempo, com 1:18,230s.Os atletas estavam satisfeitos com o evento e foram unânimes na opinião de que a organização da prova foi um “sucesso a todos os níveis e que deve já voltar em 2009”.

Fonte: www.downhillurbano.com

Abc,
Xavier Sousa

quinta-feira, setembro 18, 2008

3ª Descida DH Monte de Padela- Mujães


A minha próxima prova...

"No próximo dia 12 de Outubro de 2008, realiza-se a 3ª Descida DH Monteda Padela! Esta espectacular prova terá lugar, mais uma vez, nafreguesia de Mujães em Viana do Castelo. Como tem sido tradição nosanos transactos, o público será uma constante e acorrerá em massa paraver esta modalidade radical do BTT!Esta prova será decisiva para decidir os mais rápidos a descer osmontes e montanhas da Região do Minho. Assim, esta será a última provapontuável para a Taça Regional de Downhill do Minho!No ano passado, os dois primeiros atletas ficaram separados por menosde 1 segundo, cabendo a Joel Ferreira a vitória à geral! E este anocomo será? Conseguirá Joel Ferreira o TRI? Por estas emoções eespectacularidade, vale bem a pena passar um domingo à tarde nafreguesia de Mujães e fazer parte deste grandioso espectáculo.

Informações importantes
Data: 12-10-2008
Local: Meta na Quinta da Torre em Mujães e partida no Monte da PadelaTreinos: 10-12 horas
Prova: 14 horas
Inscrições: 5 euros para a Promoção e grátis para os Federados
Prémios: Troféus para os 3 classificados de cada categoria, prémio para a melhor bicicleta "rigida" da Geral e 200 euros para o Piloto mais rápido da Geral.
Mini-site: http://sites.google.com/site/dhpadela/
Contactos: 965851838/ jgorito@gmail.com/ jota17@portugalmail.com"

Abc,
Xavier Sousa

quarta-feira, setembro 10, 2008

4º Big Ride Festival


Nova Boxxer 2009


Foi a última suspensão da marca norte-americana a “entrar” para a nova geração. Já pedia uma revisão de fundo principalmente para garantir um pouco mais de rigidez, apesar de muitos atletas de topo continuarem a confiar nela. Mas o mercado e os clientes exigiam algo de novo e assim surge a nova Boxxer, que foi alvo de testes e desenvolvimentos durante o último ano nas mãos de atletas como Sam Hill, Steve Peat ou Nathan Rennie.No seu interior vamos encontrar um sistema hidráulico designado Mission Control DH, ou seja, uma versão adaptada a DH do cartucho de última geração das Rock Shox. A grande vantagem deste sistema é que tem dois circuitos de fluxo de óleo que permite controlar o rebound e a compressão em duas fases. Podes regular a compressão em alta e baixa velocidade, o que já é normal nalgumas suspensões de topo, e o rebound no início e no fim do curso. Assim consegues que a suspensão tenha um comportamento mais adequado a cada tipo de traçado, impacto ou tipo de condução. É algo que já pedíamos há algum tempo e só agora surge numa suspensão dianteira. Também o fim de curso pode ser ajustado, de modo a ser mais ou menos progressivo. Se chegas com frequência ao fim do curso, podes usar a regulação Solo Air (na World Cup) que aumenta a dureza da suspensão no final do curso. Na Team, existe um elastómero que faz a transição entre a mola principal e o batente de final de curso. Ao ajustar o Drop Stop podemos torná-la progressiva mais cedo e evitar que esgote o curso. A Race não tem esta regulação.
Fonte: Bikemagazine.pt
abc,
Xavier Sousa

DHU Noturno Tábua




sexta-feira, setembro 05, 2008

Red Bull Road Rage

Dia 6 de Setembro, o Red Bull Road Rage volta às estradas da Suíça. Trata-se duma corrida feita em estrada sempre a descer com curvas apertadas e velocidades perto dos 100Km/h, feita em BTT.
Apenas os 32 atletas mais rápidos e os melhores a curvar passarão à final...

Fonte: "excerto de Bike Magazine"

DHU/ Troféu DHX# Viseu 14 de Setembro


Urban DownTown 08# Cidade do Porto

"A Cidade do Porto através da BERG CYCLES e da SPORT ZONE orgulha-se de apresentar o Urban Down Town 08 Cidade do Porto, evento este que promete fazer mexer a máxima adrenalina e todas as emoções no meio urbano alguma vez vistos em Portugal não só por a sua localização geográfica mas também por a valiosa lição de urbanismo ali presente.O Centro histórico do Porto constitui uma obra-prima do génio criativo da humanidade tendo como resultado uma arte única e um elevado valor panorâmico. "

Fonte: Bergcycles.com

segunda-feira, setembro 01, 2008

DH World Cup 2008 Australia


Men
1) GREG MINNAAR 2:41.34

2) NATHAN RENNIE 2:46.02

3) Gee Atherton 2:47.00

4) Fabien Barel 2:47.64

5) Chris Kovarik 2:48.38

6) Andrew Neethling 2:48.67

7) STEVE PEAT 2:48..78

Women
1) Tracy Moseley

2) Rachel Atherton

3) Sabrina Jonnier

4) Fionn Griffiths

5) Emmeline Ragot

terça-feira, agosto 26, 2008

sábado, agosto 23, 2008

New World Disorder 9

Ele vem aí... e "Nunca é Demais"....

Jogos Olímpicos: BMX 4X

Homens:
1 STROMBERGS Maris Letónia
2 DAY Mike EUA
3 ROBINSON Donny EUA
4 JIMENEZ Andres Colômbia
5 van den WILDENBERG Rob Holanda
6 GRAVES Jared Austrália
7 NHLAPO Sifiso Africa do Sul
8 GODET Damien França

Mulheres:
1 CHAUSSON Anne-Caroline França
2 le CORGUILLE Laetitia França
3 KINTNER Jill EUA
4 WALKER Sarah Nova Zelândia
5 DIAZ Gabriela Argentina
6 CALLISTO Nicole Austrália
7 COOLS Sammy Canadá
8 READE Shanaze Grã-Bretanha
abc,
Xavier Sousa

quinta-feira, agosto 21, 2008

Porto Antigo 2008

Marquem já no calendário o passeio Porto Antigo, no dia 14 de Setembro. O percurso completamente redesenhado vai levar-nos de volta a algumas das zonas mais antigas da cidade. A Patocycles dará assistência mecânica no local da partida e no ponto de abastecimento, para lidar com qualquer pequeno imprevisto. Quem já participou não vai faltar, e quem ainda não participou faz mal.

segunda-feira, agosto 11, 2008

1ª Etapa Troféu DH Isabelinha Viatodos

Diários:
Dia 9
Saí bem cedo de casa acompanhado de Joel Pinto e Luís Macedo, dois grandes amigos, em direcção à estação de comboios de Barcelos em direcção a Nine, para depois irmos ter à pista de DH em viatodos, onde iria suceder a primeira etapa do troféu DH Isabelinha. Fomos treinamos algumas descidas com direito a transporte e tudo, cedido pela organização, o que achei muito bem feito.

Dia 10
Arranquei de casa por volta das 9h, para me inscrever no troféu e ainda fazer umas descidas.
Correu tudo bem, fui almoçar mais o Joel Pinto e lá por volta das 14h já estávamos na meta da pista à espera do transporte. Ora, uma coisa que me desanimou foram os transportes, pois o condutor parecia que tinha que levar a mulher ao hospital para fazer o parto!!! eheheh
Bom, era demasiado bruto ao conduzir e os regos e covas que o caminho tinha deixaram grandes marcas tanto no pessoal, como nas bikes.
À parte, quando chegou a minha vez de embarcar na 1ª manga, pela primeira vez numa prova não estava nervoso, por incrível que parecesse... 5, 4, 3, 2, 1, VAI! Lá arrancava eu. A primeira parte da pista podia ter-me corrido melhor, visto que estava a ter alguns deslizes, dado o sol e não ter chovido, tornou a pista um pouco seca e escorregadia, mas nada de grave, continuei a descer bem e quase sempre a pedalar. Quando a parte das pedras passou e chegaram os saltos "grandes", era tal o meu cansaço, que nao pedalei tanto quanto devia, para tentar perder tempo e estava quase a "deslizar" e a pedalar devagar. O pior foi quando num traçado em que existe um relevê bem mal feito ou antes, todo esburacado, aí travei o menos que pude e curvei o mais que pude, afundando a frente no relevê, para entrar bem na curva logo a seguir. Até aqui tudo bem, só que quando "salto" para a outra curva (algo que nao vi mais ninguém a fazer e que acho que facilita muito a descida) o pneu da frente resvalou e atirou-me fora da pista. Voltei a montar rapidamente a bike e quando ia para tentar pedalar, nao consegui, pois a corrente tinha-me saído. Nao fiquei a tentar -la ao sítio, pois isso demoraria muito, ainda por cima com a guia, por isso deixei-me ir a deslizar pelos restantes 100 metros da pista, sem saltar um gap que faz perder alguns segundos, logo desde aí ganhei mais uns 20 segundos até ao final da pista, pois nao podia pedalar e como tal fiz um tempo de 3:01s, o que mesmo assim nao me punha nos piores, visto que alguns chegavam quase com o dobro do meu tempo. Caso desses foi o Joel Pinto, que bateu com a roda traseira num penedo o que lhe deu cabo do aperto rápido, fazendo-o perder a roda, registando assim 3:57s. E só de pensar que o vencedor da nossa classe fazia o seu melhor tempo na primeira manga com 2:16s!!!! Seria difícil tentar alcançar esse tempo.
Na segunda manga, no meu ver, entrei bastante pior, embora nao tenha caído ou deslizado em parte alguma da pista, sentia-me mais nervoso, quase como que obrigado a fazer melhor, mas sinceramente, nao sei o que se passou comigo, pois apenas consegui baixar o meu tempo para 2:53.20s! Apenas 8 segundos de diferença para a primeira manga, agora imaginem se eu nao tivesse caído e nao me tivesse saído a corrente! O Joel conseguiu reduzir o seu tempo para 2:47s.
A próxima etapa é no dia 24 de Agosto e desta vez tenho a certeza que farei melhor....


abc,
Xavier Sousa

quarta-feira, agosto 06, 2008

Taça de Portugal DHI# 7 Arcos de Valdevez

A sétima prova pontuável para a Taça de Portugal de downhill (DHI) e, simultaneamente, para o Troféu DHX Vodafone, realizou-se ontem em Arcos de Valdevez, sendo marcada pela ausência dos principais pilotos portugueses e pela animada competição entre galegos. Numa pista de 1200 metros, instalada no Monte Branco, o melhor foi o galego Daniel Salgueiro, que esteve imparável. Na primeira manga, o piloto da equipa AD O Con estabeleceu a melhor marca. Apesar de não precisar de arriscar na segunda descida para vencer a prova, Salgueiro mostrou classe e ambição, conseguindo melhorar a sua marca na derradeira manga, melhorando o seu próprio resultado em mais de 3 segundos. Numa prova em que o nível geral acabou por ressentir-se da falta dos pilotos que lutam pelos primeiros lugares na Taça de Portugal de DHI, o segundo classificado foi veterano A Miguel Pintos (CC Bike ou Non Vai), a 9.863 segundos de Salgueiro. O pódio, integralmente galego, completou-se com outro veterano, Manuel Verdia (AD O Con). O único triunfo português deu-se no escalão júnior, em que o individual Joni Sá levou a melhor sobre o galego Cristian Entenza (CC Bike ou Non Vai). Em cadetes o melhor foi Alejandro Riveiro (Club RP3). O mais rápido no escalão de promoção foi Luis Ubeira.
fonte: www.uvp-fpc.pt

Passeio BTT Verão da Foz 2008

Inscrições gratuitas em mail@bttcaldas.com até 6ª feira.
Colocar nome completo e nº do BI
Oferta de abastecimento, seguro, travessia de bateira e lanche no final

abc,
Xavier Sousa

domingo, agosto 03, 2008

UCI Bromont DH WC

Grande dia em Bromont, os melhores do mundo voltaram a reunir-se, depois de Mt Ste Anne, Greg Minnaar era o líder do campeonato do Mundo, em segundo surgia Hill e em terceiro Gee Atherton.
Nesta edição, Sam Hill levou a melhor, seguido de Greg Minnaar e depois por Steve Peat. Fabien Barel teve um furo nos primeiros metros na final.
Confirma tudo aqui em baixo nas classificações. Infelizmente, apenas consegui as classificações dos 10 primeiros em masculinos.

Men
1) Sam Hill 2:42.14
2) Greg Minnaar 2:44.84
3) Steve Peat2:46.00
4) Gee Atherton 2:48.09
5) Marc Beaumont 2:49.60
6) Brendan Fairclough 2:51.65
7) Sam Blenkinsop 2:52.86
8) Matti Lehikoinen 2:53.03
9) Mitchell Delfs 2:54.15
10) Luke Strobel 2:54.56


Women
1st-Rachel Atherton
2nd-Sabrina Jonnier
3rd-Tracy Mosely

Abc,
Xavier Sousa

sexta-feira, agosto 01, 2008

terça-feira, julho 29, 2008

UCI Mont-St Anne WC DH

Men
1st-Greg Minnaar
2nd-Sam Hill
3rd-Gee Atherton (World Champion 2008)
Women
1st- Rachel Atherton
2nd- Sabrina Jonnier
3rd- Tracy Moseley

Vê os vídeos em: http://www.freecaster.com/

segunda-feira, julho 28, 2008

Pista de Viatodos

Olá malta!
Neste passado Domingo embarquei à viagem com o colega Joel "Amarelo"Pinto rumo à familiar pista de Viatodos em Famalicão. Familiar, como quem diz, porque aquilo que encontramos era tudo menos familiar. A pista está praticamente toda diferente, pois foi reconstruída segundo a malta que andava por lá. Apenas a parte inicial perto dos moinhos é que ainda está igual ao ano passado. Foram construídos mais tracks, aliás, demasiados, que faziam com que um gajo se perdesse a descer. Também foram construídos saltos de Freeride e passadeiras a cima dos 2 metros de altura. É claro que uma pista de DH não tem desse tipo de saltos, por isso esse caminho já sabia que não era para descer por lá.
Depois de termos feito uma descida de reconhecimento, pegamos nas bikes e começamos a descer, devagarinho, claro!
A parte de cima, tal como já tinha dito estava igual ao do ano passado, da última vez que lá tinha ido, por isso podia arriscar mais um pouco, embora tivesse apanhado alguns sustos com saltos que nao contava que eram saltos.
Um dos grandes perigos deste novo spot é um pequeno saltinho em pedra, quer dizer, pelo menos parece em salto, o pior é quando nos chegamos à beira desse mesmo salto e reparamos que é quase impossível saltá-lo sem cairmos, porque mesmo à frente desse mesmo salto, existem pedras e troncos de árvores partidos, o que tornava uma queda o mais provável. Enfim, passamos ao lado que é melhor e é mais rápido, visto que existe logo uma curva um pouco apertada depois destas pedras.
Existe logo a seguir um roadgap e depois é só pedalar para saltar um drop com cerca de 1,60m. A aterragem parecia pior, se virem o salto primeiro sem o mandar, aliás até dá a sensação de ser perigoso, mas pelo contrário é bastante divertido e fácil de saltar, se em que se não o saltarmos e formos sempre pelo lado a pedalar forte até somos capazes de perder um segundo no nosso crono. Logo de seguida existe um relevês espectacular, que mesmo com chuva agarra e ainda te permite pedalar enquanto curvas forte. Depois é um saltinho, umas curvas, uma descida a pique e depois três duplos bem fixes, mas com um relevê perigoso antes do último duplo, pois se não entrarem bem ali, acontece-vos como a mim, numa das primeiras vezes que fiz esse relevê. Para além de te prender as rodas, a da frente fica mesmo "agarrada" à terra do relevê, que te manda directo para o chão. Depois nos últimos 20 metros estão iguais ao ano passado.
Adorei esta pista e não é muito cansativa, embora se pedalares muito e a pista permite-te fazder isso, fiques um pouco de língua para fora. Na última vez que descemos começou a chuver e as raízes e pedras tornaram-se grandes obstáculos, pois ficaram bastante escorregadias.
Pena não ter fotos ou vídeos, mas em breve terei, pois fomos informados que haverá um troféu de Downhill nos dias 10, 24 de Agosto e 21 de Setembro. Deve ser uma espécie de taça, ou troféu, como o nome diz, portanto deve ser por pontos. Vou começar a treinar forte e no dia 9 no dia antes da prova estarei lá com mais colegas para nos prepararmos para as provas. Pena é que o pessoal de lá da beira vai treinar para lá todos os dias e de certo participarão na prova, o que trará grande concorrência, mas é o menos, porque agora sinto-me bastante forte e capaz de conseguir pedalar durante toda a prova sem me cansar e sem errar, embora ontem tenha cometido algusn erros, que provocaram sustos, mas que são fácilmente corrigidos.
Já agora estão todos convidados para o troféu, quando mais pessoal melhor! Haverá classes de entre os 14 aos 17 e dos 18 para os 29 (acho) e deverá haver ainda uma classe para os veteranos.

abc,
Xavier Sousa

quarta-feira, julho 23, 2008

2º DownTown Ponte de Lima

Para veres o regulamento vai a: http://www.batotas.pt.vu/

abc,
Xavier Sousa

sexta-feira, julho 18, 2008

1ª Taça de Valongo Downhill

Todas as informações necessárias estão contidas na imagem, se carregarem nela, a imagem aumenta para puderem ver a discrição da prova.

abc,
Xavier Sousa


Downtown Ponta Delgada 08# 27 de Julho

Para mais informações, carrega aqui

abc,
Xavier Sousa

terça-feira, julho 15, 2008

segunda-feira, julho 07, 2008

De volta...

As férias chegaram, os "grandes" compromissos acabaram e agora já só resta a diversão. É mesmo assim, com o chegar das férias a malta começa a pegar na bike e começa a pedalar direito. Existem aqueles que só pegavam nela de vez em quando para esticar um pouco as pernas, e que agora não perdem um único momento junto da sua "amante". Afinal dá muita mais pica descer o monte e voltar a subir para descer mais uma vez, isto vezes sem conta, desde manhãzinha até ao anoitecer, que acontece por volta das 9:15h. Os dias sendo maiores favorecem toda a gente, e em especial a aqueles que se querem dedicar ao seu desporto. Ora isto acontece em todas as modalidades e por muitas vezes, só assim é que se começa a notar: "É pá, aquele miúdo dá-lhe muito, mesmo!".Felizmente que a mim me acontece o mesmo e tenho tido tempo suficiente para juntar a malta e dar umas voltas. Acho que é nestes momentos que nos apercebemos da beldade na Natureza que nos rodeia, e pensamos: "Porra, este sítio é tão lindo, passo por aqui tantas vez e nunca tinha visto este lugar, é fantástico mesmo!" A esses momentos costumo chamar, "em sintonia com a Natureza". É nesse ponto que começamos a olhar para os caminhos e trilhos por onde passamos todos os dias e nos sentimos em casa, como que uma sensação de conforto e bem-estar.
Ora de volta, como no título, de volta aos treinos depois de ter deslocado o ombro, que para mim é uma grande felicidade, embora ainda não possa dar o litro, porque ainda estou um pouco ressentido, mas só de puder tentar acompanhar o andamento dos mais fortes e melhores já é um grande contentamento, pois acho que também é assim que se evolui, ao ver os outros a andarem e por onde eles passam e como têm aquele típico à-vontade nos trilhos mais agrestes. Tenho tido grande sorte de ter malta fixe com quem andar, que puxam por mim e que eu puxo por eles.
Queria escrever umas palavras para mostrar aquilo que me vai aqui dentro e que gosto de transmitir, e acho que consegui de uma maneira talvez esquisita.
Já agora aproveitava para anunciar O PRIMEIRO ANO DE EXISTÊNCIA DO BLOG SOUSA, que foi comemorado com uma descida logo de manhãzinha com alguns (os que puderam vir) amigos, de onde um saiu magoado, mas nada de grave.Bom agora quero é dedicar o meu rico tempinho aos treinos e acho que deviam fazer o mesmo..eheheh..
Força e boas riders

abc,
Xavier Sousa